Biblioteca Caravelas encerra ocupação na Cañizares
A Biblioteca Caravelas é fruto da tese de doutorado de Cristiano Piton e ocupava a Cañizares desde 13 de setembro
Por: Kelven Figueiredo
Encerra nesta sexta-feira (23) a ocupação da Biblioteca Caravelas na Galeria Cañizares da UFBA. A Biblioteca é fruto da tese de doutorado do professor da Escola de Belas Artes da UFBA (EBA) e doutorando em Processos Criativos pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais e Artista, Cristiano Piton. A ocupação começou no dia 13 de setembro e durante o período, o pesquisador realizou diversas oficinas.
No encerramento, foi promovido “O primeiro grande torneio de dominó da Escola de Belas Artes da UFBA”. Segundo Piton, a ideia de montar um torneio de dominó se deu porque, durante o período da ocupação, o som das pedras na mesa era constante em suas oficinas.
“Para trabalhar com meu processo, eu decidi fazer livros. A partir desses livros eu comecei a fazer bibliotecas, então atualmente o meu projeto se concentra na confecção de bibliotecas e de livros que levem ao diálogo, que provoquem determinadas situações”, revela Cristiano. Segundo ele, os livros se transformam em performances, intervenção urbana e em instalação. “ São livros objetos e que de alguma forma estabelecem estratégia de diálogos entre as pessoas”, explica.
Mais no site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário