RESUMO
PITON, Cristiano Rocha. A Biblioteca Caravelas: Cartografias, imagens, cotidiano. Tese (Doutorado) –
Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal da Bahia,
Salvador, 2018.
Trata-se de pesquisa em poéticas visuais, na
qual se toma como principal ponto de partida o formato livro como objeto
plástico e dispositivo de participação, visando criar, recriar, transgredir e
expandir a ideia de Livros, com
diferenciados formatos, funções, tamanhos e materiais para compor as Bibliotecas
Caravelas. Estas Bibliotecas
dão fluxos a
criações artísticas pessoais e coletivas, quando e onde cada fluxo se expande
em outros, seguindo como referência um híbrido entre imagens da zoologia e da
botânica, ao unir as características comunitárias das caravelas marinhas
e as estratégias de crescimento de uma planta pertencente à ordem das Passiflorales: o maracujazeiro, usado como
matéria, imagem e método na construção dos Livros.
Desse modo as imagens-método da pesquisa fundamentam o Princípio da Expansão
como dominante, e os Princípios da Multiplicidade e da Colaboração nela
implicados e dela derivados, utilizando-se a cartografia para registrar fluxos
e espaços ocupados, regidos pela criação de dispositivos, objetos e propostas
deflagradoras de ações artísticas individuais e /ou coletivas, explorando
técnicas e meios diversos. A pesquisa se inspira no diálogo com pensadores e artistas, tais como:
Artur Barrio, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Hélio Oiticica, Italo Calvino, Jorge
Larrosa, Sandra Rey, Sonia Rangel, Virgínia Kastrup, Paulo Bruscky, coletivo Poro,
dentre outros, buscando conexões em aspectos conceituais, metodológicos e
operatórios, em trabalhos e poéticas com a elaboração de livros de artista e/ou
práticas colaborativas. Pelas características das propostas realizadas, com produção,
registro e expansão criativa em processos compartilhados pela internet, são
incluídos ao longo da tese hiperlinks, bem como, as sete seções se expandem em
dois formatos de narrativa: desenhada e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário